Acesso à web custa só 5 reais por casa!

June 23, 2007

                   1180530927367581.jpeg

É isso o que paga mensalmente a Prefeitura de Sud Menucci, no interior de São Paulo, para garantir acesso à internet a todos os habitantes da cidade.

O acesso é gratuito. A população é de 8 mil pessoas, mas nem um décimo disso tem computadores.

Esse custo de 5 reais mensais foi divulgado hoje, num debate sobre cidades digitais no Conip, congresso de políticas públicas, que está em curso em São Paulo, pelo prefeito de Sud Menucci, Celso Junqueira.

A velocidade não impressiona – são 64 kbps – mas em compensação qualquer pessoa que tenha um computador na cidade está com a internet garantida. O custo da Prefeitura se resume ao link da Telefônica – 4 Mbits no total. Desses 4 Mbits, 1,5 garantem a internet para os órgãos municipais. O restante é dedicado à população da cidade.

Agora o acesso é considerado legal, mas pouco tempo atrás não era, e funcionários da Anatel, a agência reguladora, chegaram a aparecer na cidade para desplugar o Wi-Fi local.

Sud Menucci, como praticamente todo mundo sabe, é uma cidade pioneira no acesso irrestrito à internet no Brasil. Tudo começou em 2002, e foi crescendo gradativamente. Hoje, a cidade exporta know-how de redes públicas de banda larga.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: