You Tube lança versão do site em Português

June 23, 2007

20070620_eco_141.jpeg

Portal de compartilhamento de vídeos aposta nos serviços localizados para expandir

O maior site de compartilhamento de vídeos da web agora também fala português. O YouTube anunciou ontem o lançamento de suas versões para o Brasil, Espanha, França, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Polônia e Reino Unido. O lançamento oficial ocorreu em Paris, numa coletiva concedida pelos criadores do site, Chad Hurley e Steve Chen. Quem acessar o endereço www.youtube.com.br já vai esbarrar num vídeo de boas-vindas, publicado na página principal do site. Trata-se de uma mulher branca caracterizada de índia que escreve “YouTube Brasil” em um quadro. A constar: ao som de tambores e cuícas.

O YouTube, que foi comprado pelo Google no ano passado por US$ 1,65 bilhão, disse ainda ter assinado acordos de colaboração com emissoras de conteúdo internacional como a BBC, France 24, France Télévisions, as espanholas Antena 3 e Cuatro TV, assim como com clubes de futebol da Europa, como Chelsea, Milan, Barcelona e Real Madrid. No Brasil, a TV Globo será uma das parceiras.

“Acreditamos que o YouTube localizado criará um bom ambiente para publicidade e para anunciantes, já que o conteúdo e os próprios anúncios poderão ser mais focados no interesse dos usuários”, disse Hurley. Segundo ele, um dos principais pontos dessas novas versões é acompanhar o que faz o Google, controlador do site, que sempre busca melhorar a relevância da publicidade que chega ao usuário. “Estamos confiantes que isso irá funcionar e achamos que a localização vai levar a um grande aumento no faturamento com publicidade”, disse Hurley.

De acordo com os jovens executivos da empresa, a tradução do site levará a um grande aumento no tráfego de usuários, já que não haverá mais a barreira da língua. E, em termos de publicidade on-line, quanto mais tráfego, maior o potencial de negócios. “Desde o início de nossas operações víamos muito tráfego vindo de outros países que não os Estados Unidos e agora vamos oferecer um YouTube mais adaptado para os usuários”, disse Hurley. Segundo ele e Chen, incluir o Brasil na primeira onda de “localização” do site se explica pelo grande tráfego que havia de brasileiros no YouTube desde sua criação.

De acordo com o site de análise de tráfego de internet Alexa.com, o Brasil é o segundo país no ranking de acesso do YouTube, com 5,1% do total de visitas, atrás apenas dos Estados Unidos, com 13,7%. Ainda assim, do total de sites visitados por brasileiros, o YouTube é apenas a sexta página mais acessada, indicando possibilidade de crescimento — nos Estados Unidos ele é o quinto mais visto pelos internautas. (Da Folhapress)

SAIBA MAIS

O YouTube anunciou parcerias de conteúdo com três empresas do País: a TV Globo e os portais iG e Terra. Pelo acordo, as empresas terão canais patrocinados dentro do site e vão poder disponibilizar seus próprios vídeos.

Leave a comment