Cientistas transformam calor do processador em energia elétrica

June 24, 2007

proc-energia-eletrica.jpgEssa com certeza irá agradar os fãs de overclock. Quem achava que processador quente era problema, agora passa a ser solução.

O físico Orest Symko da Universidade de Utah junto com sua equipe de pesquisas irá apresentar nessa sexta-feira, no encontro anual da Sociedade de Acústica Americana, o seu “dissipador termo-acústico”.

Os dispositivos acústicos calor-para-eletricidade, quando recebem o calor, causam uma espécie de choque térmico que ressoa gerando som, esse som é captado por um dispositivo “piezoelétrico” que o transforma em eletricidade. Apenas 20% da eletricidade gerada dessa forma é perdida, segundo Symko.

Essa tecnologia pode ser muito eficiente em cerca de 20 a 25% dos casos aplicados inicialmente, porém se utilizado juntamente com tecnologias de celulas de captação de energia solar, essa eficiência fica acima dos 50% e pode ser aprimorada no futuro.

O lado irônico desse sistema é que, se utilizado em computadores, inverte os padrões atuais, tornando o computador mais eficiente quando trabalhando em altas temperaturas.

Symko pretende também testar dentro de um ano, uma forma de aplicar seu sistema termo-acústico para captar o calor de radares militares. Ele acredita que dentro de dois anos, essa tecnologia pode substituir as atuais células de captação solar e criar usinas elétricas baseadas somente nessa tecnologia.

Para os que ficaram com vontade de instalar um sistema desses no computador, o preço estimado para tal é entre $100 a $200 dólares, assim que começarem a produzir.

Fonte: Tom’s Hardware

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: