Mantega diz que caos aéreo indica prosperidade; CPI ataca ministro

June 24, 2007

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que o atrasos de vôos e cancelamentos sequenciais que a população tem enfrentado desde setembro passado são “fruto da prosperidade do país”.”Não há caos aéreo. Os problemas ocorrem pelo aumento do fluxo. É a prosperidade do país: mais gente viajando, mais aviões e mais rotas.” De acordo com o ministro, o governo trabalha para tentar “melhorar e agilizar essa questão.”

Mais tarde, integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara reagiram ao comentário. Mesmo o presidente da comissão, Marco Maia (RS), criticou a análise do ministro, também petista. “Foi um comentário desnecessário, descabido e fora de propósito”, afirmou Maia. “[O ministro Mantega] é maluco de internamento”, disse o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA), que levou o assunto para a CPI.

Nesta quinta-feira, o ministro afirmou que, na sua avaliação, a crise aérea é causada por uma série de fatores, inclusive o aumento do poder aquisitivo da população brasileira. “É o preço do sucesso”, teria afirmado Mantega.

Irônico, Vic Pires sugeriu a criação de uma “ala no Pinel” para todas as autoridades federais que “falaram besteiras”. Na lista de Pires, ele incluiu a ministra do Turismo, Marta Suplicy, que sugeriu que o passageiro deve “relaxar e gozar” –frase pela qual se desculpou–; e o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, que, no passado, teria comparado os controladores de tráfego aéreo ao terrorista Osama Bin Laden.

Pires, que foi o autor do requerimento para ouvir o depoimento na CPI do Apagão da ministra do Turismo, depois da declaração polêmica.

ANA PAULA RIBEIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: