YouTube é responsável por quase 10% do tráfego na Internet

June 24, 2007

graficotube1.jpgUm recente estudo concluiu que o YouTube, sozinho, é responsável por quase 10% de todo o tráfego da Internet. O resultado da crescente popularidade do YouTube e de outros sites de vídeo em stream é que, pela primeira vez desde 2002, o tráfego em HTTP superou o tráfego de P2P – de usuário para usuário.

Os dados – considerados por muitos como exagerados – são da Ellacoya, uma empresa que oferece serviços de otimização em banda larga e solução para redes de IP. De acordo com o estudo, o tráfego gerado por HTTP é de 46% e o por P2P de 37%. Analisando somente a parte de HTTP, 41% do tráfego é de áudio e vídeos em stream (sendo metade do YouTube), enquanto texto e imagem na Web representam 46%.

Para se ter uma comparação, dois anos atrás 65% de todo o tráfego de arquivos na Web era referente a transações P2P. No entanto, tudo mudou rapidamente depois da explosão dos sites com serviços de vídeo em stream.

A pesquisa do Ellacoya não colheu dados sobre o crescimento do tráfego na Internet como um todo, mas é bem provável que o tráfego P2P continua crescendo – vide o sucesso dos torrents – mas não na mesma velocidade dos sites com vídeo stream.

Outros números: newsgroups – que foram colocados numa categoria diferente de HTTP – respondem por 9% do total do tráfego na Web, enquanto games, Voip e outros sites de vídeo que não usam stream correspondem a 2%,1% e 3%, respectivamente.

Vale lembrar que a pesquisa que apurou esses dados se restringe aos usuários dos Estados Unidos que usam a banda larga oferecida pela Ellacoya. Ou seja, não tem lá muita credibilidade como dado estatístico, mas serve como panorama de uma tendência na Web.

Fonte: TorrentFreak

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: