Cientistas criam micro-robô capaz de circular pela corrente sangüínea

June 26, 2007

Agência JB

JERUSALÉM – Cenas antes restritas à ficção do romance ‘Viagem fantástica’ podem se tornar realidade. Cientistas israelenses criaram um micro-robô, com um milímetro de diâmetro, capaz de circular pela corrente sangüínea. O mecanismo foi desenvolvido pelos pesquisadores Oded Salomon, do Instituto Technion, de Haifa, e Nir Schwalb, da Faculdade da Judéia e Samária, em Ariel.

Embora o uso do micro-robô ainda não esteja totalmente claro, acredita-se que ele poderá auxiliar, por exemplo, na detecção precoce de tumores de próstata e de metástases em diversas partes do corpo humano.

O micro-robô materializa o sonho do escritor Isaac Asimov, que, no clássico romance ‘Viagem Fantástica’ – visto também no cinema -, narra a odisséia de um grupo de cientistas que é miniaturizado e enviado, a bordo de um submarino, ao cérebro de um paciente em coma, percorrendo para isso sua corrente sanguínea.

– Pela primeira vez uma miniatura de robô foi planejada e construída com a habilidade única de circular nas veias e artérias humanas – disse Nir Shvalb em entrevista ao jornal ‘Haaretz’.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: