Aumente a capacidade do seu micro

July 1, 2007

maxtor1tb

Por Rafael Rigues

 

 

Espaço em disco nunca é demais, e também parece que nunca é suficiente. Não importa se seu disco rígido é de 40, 80 ou 250 GB, você vai notar a falta de espaço quanto menos espera. Como não é possível conseguir “espaço ilimitado” (pelo menos não por enquanto), podemos pelo menos pensar a longo prazo: por mais ávido que você seja nos downloads, ou prolífico na edição e criação de vídeo, vai demorar até conseguir “lotar” um disco de 1 Terabyte como o Maxtor OneTouch III Turbo.

 

Com dimensões de 13,6 x 6,5 x 21,7 cm e pesando cerca de 2.6 Kg, este simpático “tijolo” tem visual discreto e cabe em qualquer canto da sua mesa. A conexão ao micro pode ser feita via USB 2.0, FireWire 400 ou FireWire 800 (cabos inclusos). Mesmo durante o uso ele é bastante silencioso, e o único indicador de atividade é o LED branco piscando na frente do gabinete.

 

Internamente ele é composto por dois discos rígidos de 500 GB cada, que podem ser configurados como um array RAID 0 (striping), aparecendo para o sistema como um único volume de 1 TB, ou RAID 1 (mirroring). Nesse modo, “apenas” 500 GB estão disponíveis para dados. Tudo o que é gravado no primeiro disco é replicado no segundo, criando um backup automático. Se um dos discos falha, o outro assume automaticamente o lugar, os dados continuam a salvo e o usuário sequer nota o problema.

 

O software Maxtor OneTouch Manager, que acompanha o produto, facilita muito tarefas como a formatação do disco, seleção do modo RAID, ajustes de desempenho e definição de rotinas de backup. Um recurso útil é a criação de “pontos de restauração”, instantâneos do sistema em determinado momento. Mais tarde, caso um documento se corrompa ou uma informação importante se perca, é possível “voltar no tempo” e restaurar o disco como estava no momento em que o instantâneo foi capturado. É algo similar à “Time Machine”, recurso da próxima versão do Mac OS X, codinome Leopard.

 

Em nossos testes a taxa de transferência para leitura e escrita ficou em 34,9 MB/s para escrita e 33 MB/s para leitura, quando conectado ao micro via USB 2.0, mesmo valor especificado pela Maxtor. Segundo a empresa, a taxa de transferência pode chegar a 43 MB/s numa conexão FireWire 400 e 91 MB/s numa conexão FireWire 800, um excelente desempenho.

 

O OneTouch III Turbo Edition é a forma mais fácil e rápida de adicionar quantidades absurdas de espaço em disco ao seu computador. Não é barato (quatro discos internos de 250 GB dão na mesma, e custam menos), mas você paga pela facilidade e instalação e comodidade na configuração e uso. Se você lida com vídeo digital ou quer todos os vídeos e músicas da internet em casa, vale a pena.

 

 

 

Maxtor OneTouch III Turbo Edition
Maxtor,
www.maxtorsolutions.com
US$ 900

 

===============================================================

Fonte : PC MAGAZINE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: