Directx 10 – Interface de Programação Windows Vista

July 1, 2007

GeForce 8800 GTX

Por Rafael Rigues

Um dos principais destaques do Windows Vista é o DirectX 10, a nova interface de programação que promete gráficos ainda mais realistas e com desempenho muito superior ao atual DirectX 9. Para aproveitar todo este poder, você vai precisar de três coisas: o Windows Vista, jogos com suporte a esta tecnologia (e eles são poucos) e uma nova placa de vídeo. A NVIDIA GeForce 8800 GTX é a primeira aceleradora 3D compatível com esta tecnologia a chegar ao mercado, e também pode clamar o título de rainha do desempenho. Resolvemos ver do que ela realmente é capaz.

Nossa máquina de testes, gentilmente cedida pela NVIDIA, era baseada em uma placa-mãe com o chipset nForce 680 SLI, com um processador Intel Core 2 Extreme 6800 rodando a 2.93 GHz e 2 GB de memória RAM. A placa de vídeo era uma GeForce 8800 GTX, com 768 MB de memória dedicada. Este pequeno “monstro”, instalado em um slot PCI Express, ocupa duas baias no painel traseiro da máquina. Para alimentá-lo, são necessários dois conectores de força PCI-e e o fabricante recomenda uma fonte de alimentação de pelo menos 400 W.

Para os testes de desempenho, usamos duas ferramentas padrão na indústria, o 3Dmark 2006 e o bom e velho Doom 3, ambos rodando no Windows XP SP2 (o 3DMark ainda não se comporta muito bem sob o Windows Vista), com os últimos drivers ForceWare da NVIDIA. No 3DMark, a GeForce 8800 GTX atingiu a inédita marca de 10.425 pontos, deixado bem para trás nosso PC para jogos que montamos na edição 11 (5.428 pontos com um AMD Athlon 64 FX-57 e uma ATI Radeon X1900). Já no Doom 3, obtivemos a marca de 208 fps (quadros por segundo) a 1024×768 com gráficos em Medium Quality sem Anti-Aliasing e 160 fps na resolução de 1280×1024 com gráficos em Ultra Quality e Anti-aliasing em 4x.

Não temos dúvidas de que a máquina também se sairia bem a 1600×1200 com as mesmas configurações, entretanto, o monitor LCD usado nos testes (um Samsung 225bw widescreen de 22 polegadas) não chega a tanto: por causa do aspecto da tela, a resolução nativa é de 1680×1054 pixels. Outros jogos que testamos, como Need for Speed: Carbon, F.E.A.R. e Oblivion também rodaram sem problemas com gráficos em qualidade máxima.

O único problema desta placa é o preço, por volta de R$ 3.000 no mercado nacional. Com isso, dá para montar um PC decente para jogos (se você não faz questão do máximo de desempenho) ou investir em um console da nova geração, como um Xbox 360, e jogar tranqüilo pelos próximos cinco anos. Leve em conta que, além da placa de vídeo, você provavelmente terá de atualizar outros componentes do micro, como fonte e RAM, para evitar gargalos no desempenho. Só mesmo para os aficcionados.

 

GeForce 8800 GTX

NVIDIA, www.nvidia.com

Preço: R$ 3.000,00

===============================================================

Fonte : PC MAGAZINE

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: