ExhumeIt: Recupere arquivos deletados

July 1, 2007

Faça o download: ExhumeItSetup.zip
Plataformas: Windows 2000, XP & Vista
De tempos em tempos, todos nós apagamos arquivos por engano. Às vezes ao esvaziar a lixeira do Windows, por outras fazendo uma limpeza que não deu muito certo. A sensação não é nada boa, especialmente quando não temos um becape do arquivo.

Recomendamos para esses casos o ExhumeIt – um utilitário que pode salvar seu traseiro pois permite recuperar arquivos que foram deletados de uma maneira irrecuperável pelo sistema operacional.

ExhumeIt é uma ferramenta que permite buscar arquivos em partições FAT, FAT32 e NTFS. Ela funcionará muito bem nos casos onde um novo arquivo não foi escrito no local em que o antigo estava, permitindo a recuperação completa ou parcial dos dados.

Utilizando ExhumeIt

ExhumeIt é muito fácil de usar. Ao rodar o programa, selecione um drive ou partição e clique no botão Analyze. ExhumeIt fará um mapeamento da partição, buscando por arquivos deletados. O tempo para finalizar o mapeamento pode variar, dependendo do tamanho e tipo de partição. Em partições NTFS, a análise é feita bastante rápido (ExhumeIt utiliza um driver avançado para ler partições NTFS).

Quando a análise for finalizada, você verá uma lista de arquivos deletados, que podem ser selecionados de acordo com um filtro. O padrão mostrará todos os arquivos deletados da partição, mas você pode selecionar qualquer tipo de arquivo na lista de filtros para localiza-lo com mais facilidade.

Na lista, você verá o nome, condição, tamanho, última modificação e a pasta original do arquivo. A informação mais importante sobre ele é a sua condição.

Quando um arquivo é apagado, os clusters na partição tornam-se disponíveis para serem escritos. Por causa disso, é importante utilizar a ferramenta assim que você descobrir que apagou o arquivo por engano.

ExhumeIt mostrará as seguintes condições para cada tipo de arquivo deletado:

  • Cluster in use by an active file – Um ou mais clusters do arquivo deletado estão em uso por outro arquivo em seu sistema. Pode ser possível recuperar parcialmente os dados de documentos de textos ou arquivos não-binários.
  • Unrecoverable – A informação contida na tabela FAT/MFT não pode ser reconstruída.
  • Truncated – Um ou mais clusters do arquivo deletado estão em uso por outro arquivo deletado. Pode ser possível recuperar parcialmente os dados de documentos de textos ou arquivos não-binários.
  • Possibly recoverable – Nenhum dos clusters de seu arquivo estão em uso por outros dados ou arquivos deletados. Isso não garante a integridade dos dados, mas há boas chances de que seus preciosos documentos sejam recuperados. Utilize a opção Preview para verificar a “recuperabilidade” do arquivo.

Recuperando um arquivo

Após escolher o arquivo que você quer recuperar e conferir a condição dele, você deverá selecionar um local para guardá-lo. Logo acima da lista de arquivos deletados está o caminho para arquivos recuperados. Recomendamos que você selecione um outro lugar da partição, diferente do original, para não escrever dados na mesma origem em que está recuperando.

Agora selecione os arquivos que você deseja recuperar na caixa de dialogo e pressione o botão Recover. O padrão do aplicativo será fazer a recuperação com o caminho original completo, incluindo estrutura de diretórios. Você pode optar por não refazer a estrutura de diretórios, selecionando apenas um destino para salvar seus dados recuperados.

Se você não tiver certeza de que o arquivo a recuperar é o correto, você pode utilizar a opção preview. O botão preview permite ver o conteúdo do arquivo com o aplicativo padrão do sistema (se ele existir), com o Bloco de Notas, um visualizador hexadecimal ou qualquer aplicativo de sua escolha.

Fonte : PC MAGAZINE

===============================================================

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: