Gravador Blue Ray da Lacie

July 1, 2007

Agora que o formato Blu-ray finalmente se estabeleceu como uma opção de vídeo em alta definição, as empresas de hardware estão loucas para deixar sua marca na categoria. Uma delas é a LaCie, com sede na França e bem conhecida por remodelar periféricos comuns com um bom design e por produtos que vão de soluções de armazenamento portáteis e monitores a pequenos pendrives USB. O drive Blu-ray LaCie d2 é voltado a pessoas com toneladas de vídeos para gravar. Também é possível assistir filmes em Blu-ray, se o seu PC tiver o equipamento correto. Infelizmente, o preço (U$ 1.035) vai fazê-lo procurar alternativas.

A LaCie é conhecida por seu design elegante e colorido, principalmente os HDs portáteis. Com o drive d2 Blu-Ray, no entanto, a empresa parece ter pego um drive interno Panasonic SW-5582 e colocado dentro de uma caixa prateada  com conexões USB e FireWire. As especificações do drive são idênticas às do OWC Mercury Pro SW-5582. Isso não surpreende, já que os dois usam o mesmo drive Panasonic. As dimensões do d2 são um pouco mais finas do que as do OWC mas ambos pesam ao redor de 1,8 kg. Como no Mercury Pro, você vai encontrar uma porta USB 2.0 e duas conexões FireWire na parte de trás. Ambas exigem o uso de um adaptador AC, o que adiciona meio quilo ao sistema.

Apesar de vir com o Roxio Easy Media Creator 8.2 XE, Cyberlink PowerDVD BD (reprodutor de vídeo em alta definição) e o Toast 7.1.1 Titanium da Roxio, esses softwares do d2 não justificam a diferença de U$ 400 entre ele e o Mercury Pro, mais em conta. A velocidade de gravação do d2 para mídia BD-R está marcada como 2X e eu fiz o teste gravando dois discos BD-R de 25 GB em um Dell Inspiron E1705. Ele completou minha ISO de 22,5 GB em 43 minutos e 20 segundos, o mesmo tempo do OWC. Tive problemas ao gravar meu arquivo de imagem com o Easy Media Creator 8.2 XE, então acabei usando o Nero 7 Ultra Edition Enhanced para essa parte do teste. Vale a pena notar que criar um disco de dados BD-R adicionando arquivos individualmente funcionou muito bem.

Além de queimar discos BD-R, o d2 tem a capacidade de gravar CDs e DVDs single e dual-layer. Ripar um filme de 4,5 GB para um arquivo de imagem ISO levou quase 13 minutos, em oposição aos 9:31 do OWC. O uso de softwares diferentes pode ser a causa da diferença. O d2 queimou um DVD single-layer em cerca de 9 minutos, uns 40 segundos mais rápido do que o OWC. Sua velocidade de gravação em CD está marcada como 24X, metade da velocidade de vários outros gravadores de CD atuais. Consegui completar um CD de 219 MB em 3:40.

Muitos podem pensar em comprar um drive como o LaCie d2 para assistir filmes em Blu-ray de vez em quando. Você provavelmente vai querer compartilhar e assistir seus filmes de alta definição em vários PCs, também. Mas para fazer isso, sua máquina precisa preencher alguns requisitos. Vai precisar de um monitor com suporte a HDCP. Sem isso, seus filmes Blu-ray não funcionarão. Também vai precisar de uma placa de vídeo que tenha suporte a HDCP (a LaCie recomenda a nVidia GeForce 7600GTou a ATI Radeon X1600 da ATI com os drivers mais recente). Por cima disso tudo, vai precisar de um player compatível como o PowerDVD BD. Todas essas exigências (que a LaCie mostra em seu site) tornam tudo mais chato para os entusiastas da alta definição. Se você pretende passar a maior parte do tempo apenas assistindo a filmes Blu-ray, então seria melhor comprar um aparelho dedicado como o Samsung BDP-1000 (que não grava discos).

Nesse ponto, é difícil recomendar um drive externo Blu-Ray para PCs, muito menos um com o preço tão exorbitante. O formato ainda tem grandes limitações. Por U$ 25 por disco BD-R, a mídia ainda é muito cara para justificá-la como solução para armazenamento. E você precisará de hardware compatível para rodar seus filmes Blu-ray. O LaCie d2 Blu-ray Drive vem com um bom conjunto de softwares e grava discos BD-R em tempo razoável, mas há alternativas mais baratas que fazem a mesma coisa.

Lacie d2 Blu-ray Drive
Lacie, http://www.lacie.com
US$ 1.035
Nota 2/5

===============================================================

Fonte : PC MAGAZINE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: