O computador para a sala de estar

July 1, 2007

MP3, DiVX, DVD, Jogos, TV pela Internet. O computador definitivamente invadiu a sala de estar. Mas para ter uma experiência de entretenimento digital agradável, você precisa de um computador com controle remoto, bastante poder de processamento para multimídia, poucos fios, conexão para seus aparelhos legados (videocassetes, TVs analógicas e afins) e muito espaço para armazenar seus arquivos multimídia. Tudo isso pode ser encontrado no HP Pavilion Media Center m8060br.

Todo em preto, o m8060br é grande, pesado e vai ocupar um bom espaço no rack. Mas tudo isso tem uma razão de ser: dentro você encontra um processador Intel Core 2 Duo E4300 rodando a 1.8 Ghz, 2 GB de RAM, duas unidades ópticas (um leitor de DVD e um gravador DVD±RW Dual-Layer com LightScribe), leitor de cartões 15 em 1 compatível com cartões SmartMedia, xD e todas as variantes de Compact Flash, SD e Memory Stick e um disco rígido interno de 320 GB. O som on-board suporta configurações até 7.1 canais e o vídeo é gerado por uma ATI Radeon X1300 Pro com 256 MB de memória dedicada. Também há uma placa de TV da Hauppage. Há três opções de conexão em rede: wireless (802.11b/g), Ethernet (10/100 Mbps) e um modem 56K. Um monitor LCD de 17 polegadas e teclado e mouse Bluetooth completam o pacote. O sistema operacional é o Windows Vista Home Premium.

Uma característica que chama a atenção é um disco rígido externo de 160 GB, chamado Personal Media Drive, que acompanha o computador (em algumas configurações). Ele é acoplado dentro de uma baia escondida atrás de uma porta na frente do gabinete, e a idéia é que seja usado para transportar seus arquivos multimídia para onde você for. Ele também pode ser usado em qualquer outro PC com o cabo USB e adaptador de força externo, inclusos. Uma outra porta, ao lado, esconde conectores S-Vídeo, Vídeo Composto (para ligação de videocassetes, filmadoras e afins), duas portas USB (para câmeras digitais e MP3 players) e uma porta Firewire (geralmente encontrada em filmadoras Mini-DV).

Uma surpresa agradável ao abrir a caixa foram dois manuais impressos, que explicam como montar o computador, ligar seus aparelhos de entretenimento à ele e também ensinam o básico da operação da máquina e do Windows Media Center. Manuais impressos são uma raridade (não via um há anos) e muito mais úteis do que os “manuais eletrônicos” usados atualmente. Ponto para a HP.

Todas os recursos multimídia são comandados pelo Windows Media Center e acessados usando o controle remoto incluso. Basta apertar o grande botão verde com o logotipo do Windows. A navegação é bastante simples, e há botões de atalho que levam às principais funções. Um dos recursos mais interessantes é a capacidade de gravar, e pausar, TV ao vivo. Não tem mistério, basta apertar o botão Record ou Pause no controle remoto. No caso das gravações, elas podem ser agendadas para ocorrer uma só vez ou se repetir periodicamente. Quatro opções de qualidade de gravação permitem otimizar o uso de espaço em disco.

No quesito desempenho, o m8060br se saiu bem para uma máquina de sua categoria. Embora não seja voltado para gamers, conseguiu rodar Doom 3 a 1024×768 pixels e gráficos em Medium Quality a 46 FPS, mais que o suficiente. E levou cerca de 2 horas e 21 minutos para converter um filme em DVD (Batman Begins) para um arquivo DiVX de 700 MB, um bom tempo.

Não gostamos do teclado que acompanha o micro. As teclas tem uma sensação de “teclado de notebook” e por várias vezes vimos ele “perder” teclas, ou seja, deixar de registrá-las. Além disso, ele não tem leds indicadores de Caps Lock e Num Lock (apesar da profusão de teclas multimídia para todos os fins). O disco rígido interno de 320 GB é bastante espaçoso, mas a HP deveria ter invertido a ordem das coisas: colocado o disco de 160 GB como interno, e o de 320GB como removível, já que é provável que, em pouco tempo, você tenha muito mais arquivos multimídia do que documentos, programas e jogos instalados. A rede wireless tem sensibilidade muito boa, transferindo arquivos em alta velocidade mesmo quando a estação base estava três andares acima, atrás de pisos de concreto.


Se você procura um computador para ser o centro de sua sala de estar, não precisa ir além do HP Pavilion Media Center PC m8060br. O preço de R$ 5.699 é muito bom considerando tudo o que ele inclui, e o conjunto de recursos não deixará nem mesmo os usuários mais avançados desapontados.

HP Pavilion Media Center PC TV m8060br
Hewlett-Packard, http://www.hp.com.br
R$ 5.699
Nota: 4.5 de 5

===============================================================

Fonte : PC MAGAZINE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: