Sode Show em Notebook da Asus

July 1, 2007

asusw5fe

 

 

 

 

 

 

 

Por Cisco Cheng

O SideShow é um recurso do Windows Vista que permite que o fabricante inclua um segundo monitor para acesso rápido a e-mail, fotos, informação de calendário e músicas. Pudemos testar o ASUS W5fe, um dos primeiros laptops equipados com esta tecnologia, lançado oficialmente na CES 2007 em Las Vegas.

Os 1,8 kg do W5fe ficam dentro do perfil de um ultraportátil. Quando você o abre, encontra uma excelente tela widescreen de 12,1 polegadas, mas o recurso mais interessante fica no lado de fora da tampa: um monitor LCD colorido de 2,8” com resolução de 320×240. Ao lado da tela SideShow encontramos um disco para navegação e os botões Enter, Back e Menu.

Os dois monitores tiram energia da mesma bateria, mas podem trabalhar de forma independente, por isso existem dois botões para ligar. O recurso SideShow pode ser acessado a partir do Painel de Controle do Vista, onde estão os “gadgets” que sincronizam com o monitor. O Vista traz gadgets padrão tanto para o Windows Media Player quanto o Windows Mail e outros podem ser baixados do site da Microsoft.

A informação para o SideShow pode ser guardada e acessada no HD do W5fe ou diretamente em memória flash inclusa no sistema. A segunda opção é bem mais rápida, mas você só tem 1 GB de espaço para trabalhar, que aparece como um disco separado no Vista e pode ser usado como qualquer outro flash drive. Gadgets como os do Windows Media Player, Windows Mail, Outlook Calendar e o aviso de ações exigem o uso do HD e não é possível acessá-los se o computador estiver desligado. Por isso, o melhor é manter a máquina no modo Sleep.

Há um certo atraso no SideShow quando você inicia ou troca arquivos de música no Windows Media Player 11. E, apesar do gadget WMP indicar que possui suporte a vídeo, eu não consegui tocar vários arquivos (MPEG, AVI e WMV) na tela do SideShow. As informações de e-mail e calendário funcionaram bem, apesar da falta de suporte ao Outlook. Consegui importar 72 arquivos JPEG no Picture Viewer e o monitor secundário funcionou perfeitamente como visualizador de slides.

O sistema vem equipado com um processador Intel Core 2 Duo T7400 de 2,16 Ghz e 1,5 GB de RAM e há espaço mais que suficiente no HD de 160 GB. O preço de U$ 2.200 inclui duas baterias, uma seis células e outra de três, que é absurdamente inadequada se o objetivo for rodar os dois monitores. Quando fiz o teste, rodando um DVD, a bateria menor só agüentou 47 minutos.

O ASUS W5fe SideShow abre um novo campo para a tecnologia. Ainda há poucos gadgets no momento e alguns ajustes são necessários, mas estou pensando no futuro. Imagine iTunes e Skype, sem mencionar TV, jogos e filmes – as possibilidades são infinitas com o SideShow.

ASUS, W5fe SideShow
http://www.asus.com
Preço: US$ 2.200,00

==============================================================

Fonte : PC MAGAZINE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: