Dicas Excelentes para quem usa Firefox

July 7, 2007

Excelentes add-ons para Firefox

Que tal saber bem onde navega, manter-se seguro na web e ainda customizar o funcionamento do Google? Confira estas extensões para o browser da MozillaFirefox 100x120Na batalha dos navegadores, o Firefox claramente leva vantagem sobre o Internet Explorer num aspecto – o número de extensões (ou add-nos) disponíveis para melhorar, reforçar e direcionar o poder do software da raposa.

É possível baixar centenas de extensões gratuitas para tornar o Firefox apto a fazer o que quer que você imagine.

As quatro sugestões a seguir prometem auxiliar diversos perfis de usuários. Experimente-as e veja que em pouco tempo se tornarão essenciais para você.

Cooliris Previews
coolirisdownloadNavegar na web se assemelha a caminhar sobre uma série de ruas escuras – ao clicar em um link, você não faz idéia do que pode estar atrás dele. Com o Cooliris Previews, este problema está resolvido.

.: Clique aqui para baixar

Passe o cursor em cima de um link na página e um pequeno ícone azulado aparece. Clique neste item e uma janela em popup exibe um preview da página, para que você decida se quer acessá-la ou não.

A janela popup do Cooliris ainda possui uma série de ferramentas úteis, inclusive uma que permite a você manter o preview aberto na página e outras que possibilitam a abertura do preview em uma nova aba ou o envio do link para um amigo.

O Cooliris Preview é especialmente útil durante buscas, já que auxilia a refinar os resultados destacando os mais fiéis ao tema procurado. Os fãs do YouTube vão perceber a utilidade de visualizar os vídeos também na janela de preview.

O software tem ainda diversas outras qualidades. Selecione qualquer texto em uma página da web, clique com o botão direito e sua seleção se torna a base de procura para diversos sites, como o Google e Wikipedia.

Firefox Showcase
firefoxshowcasedownloadQuando se fala em navegação por abas, o Firefox perde para o IE em um aspecto: a habilidade de exibir todas as abas abertas em thumbnail. O Firefox Showcase preenche essa lacuna – e ainda faz melhor.

.: Clique aqui para baixar

Após instalar a extensão, você encontrará um submenu do Showcase com várias opções para exibição de suas abas em thumbnails, como agrupá-las em uma janela grande localizada na parte superior do browser ou numa nova aba.

Ele ainda permite a você esquecer o menu e usar atalhos de teclado, como <Shift>-<F12>, para abrir as thumbnails em uma janela grande, ou <Ctrl>-<Alt>-Y, para exibi-las em nova aba.

As thumbs são visualmente bonitas e funcionais. Clique e segure o mouse sobre uma delas e você pode visualizar histórico, atualizar a página ou parar o seu carregamento.

Existem dúzias de opções para mudar a forma como o Firefox Showcase funciona, incluindo alterações no tamanho e nas bordas das thumbnails e a interação do cursor do mouse com elas. O ajuste inicial, ainda assim, é perfeito para a maioria dos usuários.

NoScript
A internet é um local perigoso. Ao navegar, diversos sites maliciosos podem usar JavaScript e Java para explorar brechas de segurança em seu browser e executar o download de malware, por exemplo. E você pode nem perceber o que aconteceu ou quem foi que o infectou.
.: Clique aqui para baixar

O NoScript resolve o problema organizadamente. Ele desabilita o JavaScript, Java e os scripts de qualquer site que você visite – mas dá a opção de você habilitar os de sites que julgar seguros, como o Gmail e seu banco online.

Quando você visitar um site que tenha scripting, o NoScritp exibirá um alerta na base do Firefox informando a você a desabilitação dos scripts e sua respectiva identificação.

Para reverter esse processo, clique no botão Options que aparece na parte inferior do browser e, com apenas mais um clique, você permite que o NoScript habilite os scripts por uma única vez ou permanentemente.

Você também pode adicionar páginas para a área de sites autorizados do NoScript sem ter que visitá-los individualmente. Escolha Tools, Add Ons, e clique em Options na entrada do NoScript; a seguir clique em Whitelist e digite as URLs dos sites que você desejar.

O NoScript já vem com alguns sites nesta lista de autorizações, entre eles Google.com, Gmail.com e diversos outros. Estranhamente, o Microsoft.com não está nesta lista, mas uma porção de sites ligados à empresa de Gates está, como o Live.com e o MSN.com.

CustomizeGoogle
customizegoogledownloadO Google se tornou a porta de entrada para muitas pessoas na internet. Se você quer mudar algo em seu funcionamento, vai adorar o CustomizeGoogle, possivelmente a mais útil extensão para Firefox já vista.

.: Clique aqui para baixar

Por exemplo, se você não gosta dos anúncios que aparecem no lado direito ou no topo da página, você pode usar o CustomizeGoogle para fazê-los desaparecer.

Faça uma pesquisa e pronto, eles já eram. A extensão pode ainda adicionar links a outros sites de busca, para que você possa usufruir de vários buscadores diretamente da página do Google.

E se você adicionar um link History para os resultados buscados, é possível visualizar versões antigas das páginas. Clique no link e você será enviado para o site WayBack Machine, que tem caches de versões antigas de sites.

Preocupado com a invasão de sua privacidade pelo Google? A extensão pode bloquear o envio de cookies ao serviço Google Analytics, utilizado por gerentes de tecnologia para rastrear o comportamento do usuário em seus sitesFonte : PCWORLD

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: