Pesquisadores demonstram HD baseado em laser

July 8, 2007

A atual revolução da mídia digital não poderia chegar onde estamos sem bastante, e barato, espaço para armazenamento. Mesmo assim, os sistemas operacionais modernos e programas são tipicamente criados para contar o mínimo possível com os HDs.

Os tempos de acesso dos discos rígidos não seguiram a mesma evolução da velocidade dos processadores, então os PCs acabam utilizando mecanismos de caching mais sofisticados (por exemplo, a tecnologia Intel Turbo Memory) para minimizar a necessidade de uma transferência baseada no HD. Agora, pesquisadores da Radboud University Nijmegen, na Holanda, acreditam ter dado o primeiro passo na solução dos problemas de velocidade dos tradicionais sistemas magnéticos dos HDs.

Em testes, os pesquisadores na universidade foram capazes de transferir dados para um disco rígido magnético usando luz de laser com velocidades de até 40 femtosegundos por bit (onde um femto é um quadrilionésimo de segundo). Isto é aproximadamente 100x mais rápido do que o mais rápido HD existente e representa um potencial marco na tecnologia de HDs.

Numerosas tentativas anteriores foram feitas para utilizar a luz polarizada do laser como um mecanismo de escrita, mas todas falharam por culpa de misturas impróprias de compostos magnéticos.

Fonte : Baboo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: