NOVA TÉCNICA RECUPERA OS MOVIMENTOS E A FALA DE PACIENTE COM LESÃO CEREBRAL

August 5, 2007

Uma técnica empregada geralmente em pacientes com doença de Parkinson,foi testado em um americano de 38 anos,incapaz de falar,de se alimentar ou se mover após sofrer uma lesão cerebral,permitindo que ele voltasse a se expressar verbalmente e a comer sem o auxílio de sondas.A operação durou 10 horas e foi realizada em duas etapas.

Segundo o diretor de neuropsicologia do instituto JFK,Joseph Giacino,o paciente já pode beber,mastigar e engolir.Outros movimentos mais complexos também já são realizados,como escovar cabelos.

Segundo os pesquisadores, se os mesmos resultados forem conseguidos em outros casos, esses pacientes crônicos poderão contar com a possibilidade de tratamentos clínicos que tornará possível a reabilitação de suas funções físicas.

A técnica,desenvolvida por Médicos da Clínica Cleveland,liderados pelo Dr.Ali Rezai,é chamada de ECP(estimulação cerebral profunda) e utiliza o implante de eletrodos que fazem a estimulação elétrica de áreas específicas do cérebro para produzir a indução de funções dentro das redes cerebrais que ainda restam e apresentam funções.

O idéia inicial do trabalho foi do neurocientista Nicholas Schiff, da Faculdade Médica Weill Cornell, que também assina o artigo agora publicado na Nature 448, 600 – 603 (02 Aug 2007) .

Nós acreditávamos que poderíamos aumentar os sinais presentes,porém,reduzidos;responsáveis pela fala e os movimentos atráves de impulsos elétricos gerados por marca-passos,afirmou Giacino.

A expectativa dos pesquisadores é de que o paciente continuará a recuperar os seus movimentos, a capacidade de comunicação e outras funções.

Fonte : Astrosaber

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: